Ticket Sports Ticket Sports
Visitante
  • Idioma

  • Home
  • Calendário
  • Organizador
  • Login
  • Selecione um idioma:

Selecione um idioma:

x

Versão em português
4° CORRIDA HISTÓRICA DE PARNAMIRIM

4° CORRIDA HISTÓRICA DE PARNAMIRIM

 SPORTRI Eventos
 2025-12-14
SOBRE O EVENTO

A IV Corrida Histórica de Parnamirim é uma prova de rua com caráter festivo e competitivo, nas distâncias de 5km e 10km. A largada será às 5h30, no Centro Histórico e Cultural de Parnamirim (antigo Aeroporto Augusto Severo).
O evento contará com premiação para Elite, Faixas Etárias, PCDs e maiores equipes, integrando a programação oficial da Semana da Preservação da Memória Histórica e Cultural de Parnamirim.
Mais do que uma corrida, é uma celebração que enaltece o orgulho dos cidadãos parnamirinenses e marca o aniversário da cidade.

REGULAMENTO

Regulamento Corrida Histórica de Parnamirim 2025.pdf

PREMIAÇÃO/PÓDIOS

No dia do evento, logo após a apuração dos resultados, serão premiados apenas os pódios ELITE, PCD e maiores equipes.

ELITE: Os 5 primeiros atletas masculino e feminino, nas provas de 5km e 10km, são automaticamente classificados como ELITE, ficando fora da premiação por faixa etária. Recebem troféu e os 3 primeiros premiação em dinheiro.

PCD: Atletas com deficiência serão subdivididos em Andantes (sem uso de prótese), Cadeirantes e Outras Deficiências. Os 3 primeiros de cada subcategoria, masculino e feminino, nas provas de 5km e 10km, recebem troféu e premiação em dinheiro.

Equipes: As 3 maiores equipes inscritas recebem troféu.

Faixas etárias – Categoria Geral: Os 3 primeiros atletas masculino e feminino de cada faixa recebem troféu.
Faixas etárias:
Até 29 anos
30 a 39
40 a 49
50 a 59
60 a 69
70 acima

Medalha de conclusão: Todos os atletas que completarem a prova dentro do tempo limite recebem medalha.

Pagamento da premiação em dinheiro: Será realizado via Pix no dia 18/12/2025, para a chave informada pelo atleta.

Premiação das faixas etárias: Até 5 dias após a homologação dos resultados, em local a ser divulgado pela organização, via Instagram @corridahistoricaparnamirim.

MEDALHA FINISHER


CAMISAS DO EVENTO

HORÁRIOS E PERCURSOS

A largada será dada às 5h30 a.m., no Centro Histórico e Cultural de Parnamirim, localizado no antigo aeroporto (aeroporto Augusto Severo). O percurso entrará pela Base Aérea e percorrerá algumas ruas dentro da Bant.

Em breve divulgação do mapa.

HISTÓRIA DE PARNAMIRIM

Há registros a respeito da doação de extensas áreas a capitães-mores, datadas entre 1600 e 1633 (ano da invasão holandesa), com várias referências a topônimos que hoje fazem parte do município de Parnamirim. O Rio Pitimbu, com seus nomes antigos, é uma delas. Porém, apesar das distribuições feitas pelos capitães-mores e da cobiça dos fidalgos por propriedades, as terras de Parnamirim permaneceram inaproveitadas e despovoadas por séculos.

Em 1881, a região foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva. Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante 18 quilômetros de Natal. A área era conhecida como ?a planície de Parnamirim? e fazia parte do Engenho Cajupiranga.

Em 1927, o português Manuel Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu, que se estendiam dos limites com os Guarapes, Macaíba, ao norte, e as terras do Engenho Cajupiranga, ao sul. Ele adquiriu fazendas, sítios, engenhos e terras férteis, mas também áreas extensas e desabitadas. Com a posse das terras não esperava ganhar nenhum título nobiliárquico, mas apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias.

No entanto foi em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil que Parnamirim nasceu. Em 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos.

Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale - CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique - CGEA) instalou o campo de pouso (para ser a cabeça da linha transatlântica na América do Sul) numa área doada pelo então dono da maior parte das terras pertencentes ao "município", o comerciante Manuel Machado, que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade.

Nesse mesmo período, foi construída "uma estrada de rodagem, ligando Natal ao campo de aviação em Pitimbu", facilitando, assim, a instalação da Aéropostale no Estado. Essa estrada, na verdade, era uma estrada carroçável que saía do caminho que levava ao porto dos Guarapes, em Macaíba, passava pelo engenho Pitimbu e acompanhava a linha férrea Natal/Nova Cruz, até o novo campo.

Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France, Manuel Machado vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do "aeroporto de Parnamirim".

Registration is open until 2025-12-11 23:59-3

REGISTER
ORGANIZED BY

SPORTRI Eventos

Talk to the organizer

ONDE SE HOSPEDAR

SHARE THIS EVENT

ALREADY REGISTERED?
Registration protocol Participant area FAQ Talk to us Report this event
SHARE THIS EVENT

  • Share to Facebook
  • Share to Facebook
  • Share to Facebook
  • Share to Facebook
  • Share to Facebook

Organized by SPORTRI Eventos

Onde se hospedar

Report this event
Talk to the organizer
Talk to us
×
  • Serviços adicionais
  • Compra de Produtos adicionais
  • Troca de item
  • Inclusão de produtos faltantes
  • Troca de titularidade
  • Troca de modalidade
  • Cancelar pedido
Faça um evento de sucesso
Registration is open until 2025-12-11 23:59-3

Compartilhar em qual rede?