O ciclismo Gravel tem uma história longa e rica, remontando suas origens aos primeiros dias do ciclismo. Quando as corridas de ciclismo começaram a surgir há cerca de 150 anos, a maioria das estradas do mundo não era pavimentada e apenas os centros das cidades tinham paralelepípedos e calçadas. A pavimentação extensa fora dos centros urbanos não se tornou comum até o século XX. Isso significa que os ciclistas originais eram, em essência, ciclistas de cascalho, navegando pelas estradas de terra e cascalho que conectavam cidades.
(Re)nascidos no Centro-Oeste dos EUA por volta de 2005 com o nome de Gravel Grinders, os eventos de cascalho se referem a esses primeiros dias do ciclismo, criando um novo hype no mundo do ciclismo, onde os ciclistas estão procurando por novos desafios. Depois dos Estados Unidos, outros continentes adotaram o conceito 10 anos depois e o mercado de cascalho está crescendo em todo o mundo.
Com foco em elites, mas também em masters e amadores, esses eventos são uma corrida de bicicleta de longa distância em estradas e caminhos principalmente não pavimentados com uma rota aventureira e muitas vezes desafiadora no meio da natureza. Os organizadores estão frequentemente mudando para o formato para lidar com o difícil processo de obter aprovações para realizar corridas de rua em vias públicas. É a forma híbrida de ciclismo que combina elementos de mountain bike, ciclocross e eventos de estrada.
A UCI Gravel World Series é uma série de corridas sancionadas pela UCI realizadas em todo o mundo. Cerca de 30 eventos classificatórios qualificarão os 25% melhores em cada faixa etária para o UCI Gravel World Championships, onde os campeões são premiados com a cobiçada camisa arco-íris da UCI.
A UCI Gravel World Series é baseada na muito bem-sucedida UCI Gran Fondo World Series, que foi lançada em 2011 como uma série classificatória de estrada para o UCI Gran Fondo World Championships com eventos de até 8.000 ciclistas e um Campeonato Mundial anual com 3.000 participantes. A UCI Gravel World Series evoluiu rapidamente para uma competição de Gravel de elite de alto nível.
O maior sucesso das corridas de Gravel é a descoberta de novas estradas escondidas no interior, onde pilotos de todos os níveis, do nível elite do Worldtour aos amadores, podem compartilhar as mesmas rotas durante esses eventos de participação em massa.
O conceito da UCI Gravel World Series está se concentrando em ciclistas muito competitivos, do nível de ciclista Pro Elite aos pilotos mais velhos que ainda querem competir em alto nível em uma idade mais avançada, mas também em ciclistas divertidos que gostam de se manter em forma e terminar o evento.
Em uma parceria com a renomada agência de marketing esportivo belga Golazo, que também administra a UCI Gran Fondo World Series, a UCI criou essas Gravel World Series. Essa parceria será responsável pela organização geral, coordenação e aspectos de marketing dos eventos de qualificação da UCI Gravel World Series.
A PROVA
Este evento está incluído no calendário UCI Gravel World Series, e é o único evento oficial de ciclismo gravel para elite/profissionais e amadores/age group classificatório no Brasil para o campeonato mundial UCI Gravel World Championship 2026. https://www.ucigravelworldseries.com
O UCI Gravel World Series, é composto por vários eventos desportivos em todo o Mundo e está regulamentado pela União Ciclista Internacional, no regulamento de Ciclismo para Todos da UCI, Capítulo V.
A segunda edição do UCI GRAVEL WORLD SERIES BRASIL será realizada no Brasil no dia 08 de março de 2026, com as devidas autorizações da União Ciclista Internacional e Confederação Brasileira de Ciclismo.
CATEGORIAS
GRAVEL GRANFONDO 115km para qualificar no UCI Gravel World Series (Campeonato Mundial 2026) ELITE MASCULINA (necessário numero de licença UCI / CBC ELITE no ano de 2026 ) ELITE FEMININA (necessário numero de licença UCI / CBC ELITE no ano de 2026 )
19 – 34 anos, masculino e feminino 35 – 39 anos, masculino e feminino 40 – 44 anos, masculino e feminino 45 – 49 anos, masculino e feminino 50 – 54 anos, masculino 55 – 59 anos, masculino
GRAVEL MEDIOFONDO 70km para qualificar no UCI Gravel World Series (Campeonato Mundial 2025) 50 – 54 anos, feminino 55 – 59 anos, feminino 60 – 64 anos, masculino e feminino 65 – 69 anos, masculino e feminino 70 – 74 anos, masculino e feminino 75 – 79 anos, masculino e feminino
*Categoria 15-18 anos masculino e feminino = PARTICIPAÇÃO sem qualificação para o Mundial.
MTB & GRAVEL RIDE MASCULINO 30 KM (15 a 79 anos) Categorias de PARTICIPAÇÃO sem qualificação para o Mundial. MTB & GRAVEL RIDE FEMININO 30 KM (15 a 79 anos) Categorias de PARTICIPAÇÃO sem qualificação para o Mundial.
CATEGORIA MEDIOFONDO OPEN: categoria única e sem divisão por idades,com intuito apenas de participação, para ciclistas acima de 15 anos e de até 50 anos, feminino e 59 anos masculino, ou seja, sem a possibilidade de classificação para o campeonato mundial.
*Este evento não contempla a categoria PCD/PNE, pois este atleta tem sua qualificatória nos evento oficial de Paraciclismo (UCI ParaCycling Games).
A prova é de inscrição aberta a todos os ciclistas, federados ou não federados, de ambos os sexos, maiores de 15 anos (idade pelo ano de nascimento até 2025).
NOTA: Em caso de classificatória para participação no Campeonato MUNDIAL, o atleta tem que ter 19 anos à data do evento mundial 2025.