CORRIDA RÚSTICA "CANOINHAS 114 ANOS, CANOINHAS CONTRA A POLIO"
Prefeitura do Município de Canoinhas através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer
2025-09-13
INFORMAÇÕES GERAIS
REGULAMENTO
CORRIDA RÚSTICA “CANOINHAS 114 ANOS, 1ª CORRIDA CANOINHAS CONTRA A PÓLIO”
1. FINALIDADE
1.1. O objetivo da corrida rústica é proporcionar diversão, integração e cidadania e conscientizar para a importância da atividade esportiva na promoção da saúde e da qualidade de vida, cultuando a saúde e o bem-estar da comunidade canoinhense e de toda a região, além de fazer parte das comemorações dos 114 anos de Canoinhas. Este ano apoiamos uma importante causa da saúde, a conscientização da vacinação das crianças contra a paralisia infantil – poliomielite. Há mais de 35 anos, o Rotary trabalha incansavelmente para erradicar a poliomielite do planeta, protegendo milhões de crianças em todo o mundo. Participando da corrida você incentiva a vacinação, colabora para erradicar essa doença no mundo e faz parte dessa corrente do bem! 1.2. A realização deste evento é de responsabilidade da Prefeitura do Município de Canoinhas através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, com parceria do Rotary Clube de Canoinhas. 1.3. Este evento tem caráter esportivo e destina-se a comunidade e atletas em geral de ambos os sexos devidamente inscritos, que se declaram conhecedores dos termos e concordam com as condições descritas a seguir.
2. PROVA
2.1. A Corrida será realizada no dia 13 de setembro de 2025 e contará com um percurso de 08 km. A largada será no Parque de Exposições Ouro Verde, R. Ver. Moisés Damasco - Piedade, Canoinhas – SC.
2.2. A programação obedecerá aos seguintes horários: • 12h30 às 14h30 – Entrega de kits – no local do evento • 14h50 – Largada atletas cadeirantes • 15h – Largada prova geral • 16h45 – Largada prova Kids • 17h30 – Início da Cerimônia de Premiação
2.3. Esta prova, além deste regulamento, obedece à Regra 240 da IAAF, ao Regulamento Geral de Corridas de Rua da CBAt e às normas da Federação Catarinense de Atletismo. 2.4. Na CORRIDA os atletas inscritos correrão com o “chip descartável”, o qual não é necessária a devolução após a chegada. 2.5. A distribuição dos Postos de Água no percurso da CORRIDA seguirá as determinações da regra 240 da IAAF para corridas de rua. Haverá, ainda, uma Tenda de Água após a chegada da PROVA à disposição de todos os PARTICIPANTES.
3. INSCRIÇÃO
3.1. Poderão inscrever-se nesta corrida qualquer pessoa do sexo feminino e masculino com idade mínima de 15 anos completos. 3.2. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 16 agosto de 2025, somente através do site www.chiprun.com.br. 3.3. Término das Inscrições: até o dia 06 de setembro de 2025 ou até se encerrarem os 300 Chips disponibilizados. 3.4. Os participantes que não conseguirem se inscrever a tempo poderão participar da corrida normalmente, porém não receberão o kit e não terão direito a premiação. 3.5. O valor da inscrição para a prova categoria Adulto 8km é de R$ 60,00 + taxa de comodidade (site). 3.6. Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de acordo com a Lei nº 10.741, de 2003, têm direito a desconto de 50% no valor da inscrição Individual (R$30,00 mais taxa de comodidade do site), que poderá ser realizada pelo site do evento. O documento original de identidade deverá ser apresentado para retirada do kit e para retirada do chip para comprovação do direito. As inscrições destes participantes devem seguir os mesmos prazos descritos no item 3.2 e 3.3 da sessão INSCRIÇÔES. 3.7. A inscrição para a Prova Kids, e Pernas Solidárias são gratuitas e deverão ser realizadas no dia da corrida, antes do início da prova, das 12h30 até às 14h30. Sendo disponibilizado 50 vagas para a prova Kids e 10 vagas para prova Pernas Solidárias aos atletas cadeirantes, estes respectivamente conduzidos por até 3 condutores cada. 3.7. O valor da inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese. Também não será permitida a transferência da inscrição para outro evento e/ou outro participante, sob qualquer argumento. 3.8. Se as vagas da categoria Kids e Pernas Solidárias deverão ser realizadas antes da prova, até as 14h30 do dia 13/09/2025. 3.9. Toda a renda líquida do evento será destinada para a campanha de vacinação do Rotary Internacional, através do Rotary Club de Canoinhas, que visa a erradicação da poliomielite no mundo.
4. KIT DO PARTICIPANTE
4.1. Todo participante regularmente inscrito na CORRIDA GERAL terá direito a um kit contendo: número de peito, alfinetes para colocação, chip, além de camiseta, toalha, squeeze, e mochila personalizados do evento, ao final medalha finisher, + possíveis brindes de patrocinadores, hidratação e frutas. 4.2. Os participantes da prova Pernas Solidárias receberão o kit atleta, contendo: número de peito, alfinetes para colocação, chip, além de camiseta, toalha, squeeze, e mochila personalizados do evento, ao final medalha finisher, + possíveis brindes de patrocinadores, hidratação e frutas. Os kits deverão ser retirados no dia da inscrição, antes da prova com a organização. 4.3. Os condutores dos atletas cadeirantes receberão o kit do participante contendo: número de peito, alfinetes para colocação, chip, ao final medalha finisher, + possíveis brindes de patrocinadores, hidratação e frutas. 4.4. Os participantes da prova Kids receberão o kit atleta, contendo: número de peito, alfinetes para colocação, chip, mochila, squeeze e ao final medalha finisher, + possíveis brindes de patrocinadores, hidratação e frutas. Deverão retirar no dia da inscrição, antes da prova com a organização. 4.5. O atleta devidamente inscrito na prova GERAL deverá retirar seu kit do participante antes do dia da prova. A retirada dos kits para os atletas da cidade será realizada nos dias 10 e 11 de setembro nas instalações da Fundação Municipal de Esportes de Canoinhas, situada no Estádio Municipal Benedito Therezio de Carvalho, rua Felipe Schmidt, nº 1277, centro, Canoinhas, no horário comercial das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para os participantes que não conseguirem retirar o kit antecipadamente, ou não moram em Canoinhas, poderão ser retirado no dia e local da prova, ante do início da corrida, das 12:30 às 14:30h. 4.6. Para retirada do kit, o inscrito deverá apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, CNH ou outro). Em caso de retirada por terceiros, deverá ser apresentado documento original do participante. 4.7. Para retirada do kit para atletas menores de idade, deverão estar acompanhados pelos responsáveis e apresentarem documento oficial com foto de ambos e autorização escrita e assinada pelo responsável, para participar da prova, conforme modelo em ANEXO. 4.8. Pensando nos corredores de outras cidades que não tenham como retirar o kit no horário determinado, apresentamos duas possibilidades: a) Outra pessoa, portando cópia do documento de identidade e comprovante de inscrição, poderá retirar o kit no lugar do corredor; b) Caso o corredor realmente não tenha ninguém que possa fazer isso. Vamos entregar o kit no dia da Prova, até uma hora antes e no local de largada. 4.9. Não serão entregues kits em locais e horários diferentes aos indicados pela comissão organizadora. 4.10. As camisetas contidas nos kits podem não representar o tamanho selecionado no ato da inscrição, por questão de estoque, serão liberados os tamanhos conforme ordem de retirada dos kits na Fundação de Esportes. Sendo os tamanhos disponíveis de camisetas unissex PP, P, M, G e GG. Não haverá tamanhos de camisetas infantis para os inscritos nas categorias Kids, Pernas Solidárias ou da Prova Geral, mesmo para aqueles atletas menores de idade.
5. NORMAS ESPECÍFICAS
5.1. A Largada da CORRIDA está prevista para as 15h. 5.2. O percurso será de aproximadamente 8 km, saindo do Parque de Exposições Ouro Verde, durante a festa de aniversário do município percorrendo ruas do entorno do parque. 5.3. A Classificação Geral da PROVA terá a listagem de classificação dos participantes, levando-se em conta o tempo bruto para classificação Geral e o tempo líquido das categorias de Faixa Etária. 5.4. Todos os atletas deverão concluir a CORRIDA no tempo máximo de 1h30min. (uma hora e trinta minutos). Expirado este prazo, todo o esquema de segurança, infraestrutura e atendimento médico será desativado.
6. PREMIAÇÃO
Categorias Kids (masculino e feminino) • 0 a 3 anos – 50 metros • 4 a 6 anos – 150 metros • 7 a 9 anos – 250 metros • 10 a 12 anos – 500 metros • 13 a 14 anos – 800 metros
Categorias Adulto (masculino e feminino) • 15 a 19 anos • 20 a 24 anos • 25 a 29 anos • 30 a 34 anos • 35 a 39 anos • 40 a 44 anos • 45 a 49 anos • 50 a 54 anos • 55 a 59 anos • 60 a 64 anos • 65 anos ou mais
6.1. Haverá classificação por faixa etária nas categorias, sendo troféu de Campeão Geral para o 1º até o 5º colocado geral masculino e feminino, além de troféus para os 5 melhores colocados por categoria. 6.2. Não haverá premiação dupla. O atleta vencedor no geral não receberá premiação na categoria. 6.3. Em caso de não comparecimento no momento da premiação, o atleta deverá solicitar a retirada do seu troféu no endereço da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, situado à Rua 6.4. Todos os participantes que cruzarem a linha de chegada, tanto da prova principal quanto da Prova Kids, receberão medalha de participação.
PERCURSO
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. Só poderá correr com animais domésticos se o mesmo estiver na GUIA durante TODO o percurso, caberá ao corredor à responsabilidade de qualquer fato isolado que durante o evento vier a ocorrer envolvendo o animal, também deverá respeitar a higiene do espaço juntando os dejetos do mesmo.
7.2. A estrutura para os participantes será montada nas proximidades do local de Largada/Chegada, que contará com Informações, Guarda-volumes, Banheiros, Tenda de Hidratação, Tenda de Entrega de Chip, Área Médica, e Tendas de Apoiadores.
7.3. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância na Chegada e durante o percurso.
7.4. Em hipótese alguma o participante poderá trocar o nome da inscrição depois de tê-la adquirido. O participante não pode entregar a outra pessoa não cadastrada seu número de peito e seu chip, por qualquer que seja o motivo.
7.5. O participante ao se inscrever assume toda a responsabilidade pela sua participação na prova, devendo estar treinado e gozando de boa saúde. O participante, independente da categoria da qual participa, isenta de toda e qualquer responsabilidade, por si e por seus herdeiros, os Organizadores, Patrocinadores e/ou Apoiadores da PROVA.
7.6. É de responsabilidade do participante as despesas de transporte, hospedagem e alimentação e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na PROVA, antes, durante e depois da mesma.
7.7. Ao participar deste evento, o participante autoriza a utilização de qualquer fotografia, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação na PROVA para finalidades legítimas.
7.8. A cada participante será fornecido um número que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasuras ou alterações, durante toda a PROVA.
7.9. A participação na corrida do atleta NÃO inscrito não dará o direito ao kit nem a premiação e isenta a organização de qualquer fato que ocorra com o indivíduo.
7.10. O chip de cronometragem deverá ser afixado no cadarço do tênis. O uso do chip é obrigatório aos participantes da PROVA, acarretando na desclassificação do atleta que não o utilizar.
7.11. Os participantes deverão manter-se exclusivamente na pista do Percurso durante a realização da PROVA.
7.12. O participante deverá observar os horários para a largada da prova e o trajeto específico, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. A não observância destas regras causará a desclassificação.
7.13. Toda irregularidade ou atitude antidesportiva cometida pelo participante será passível de desclassificação.
7.14. A organização poderá a qualquer momento suspender ou prorrogar prazos. Ou ainda, elevar, limitar ou encerrar o número de inscrições e kits. Assim como também alterar, aumentar ou reduzir itens do kit e grade de tamanhos das camisetas. Em função de necessidade, disponibilidade técnica e ou questões estruturais, sem aviso prévio.
PARÁGRAFO ÚNICO: O participante deverá fazer o trajeto apenas pela rua, não é permitido utilizar a calçada.
7.15. A PROVA poderá ser cancelada em caso de condições climáticas desfavoráveis ou motivos de força maior que coloque em risco a integridade física dos participantes.
7.16. O GUARDA-VOLUMES é um serviço de cortesia oferecido aos participantes. O extravio de material ou prejuízo que porventura o participante venha a sofrer durante sua operacionalização durante a PROVA não será responsabilidade dos Organizadores, Patrocinadores e/ou Apoiadores da mesma.
PARÁGRAFO ÚNICO: os participantes não poderão deixar objetos de valor no Guarda-Volumes. Sendo permitidas apenas peças de vestuário. Não haverá reembolso por parte da Organização de nenhum valor correspondente a qualquer objeto deixado no guarda-volumes.
7.17. Os resultados da PROVA serão publicados no site em até 24 horas após o término do evento no site oficial: www.chiprun.com.br.
7.18. A Organização não se responsabiliza por erros no preenchimento dos dados cadastrais. 7.19. Dúvidas ou informações técnicas deverão ser esclarecidas com a Organização Técnica através do e-mail [email protected] , telefone 47-3622-5341 ou whats 47 99203-0537. PARÁGRAFO ÚNICO: No ato da retirada do chip, o participante deverá conferir seus dados na etiqueta do envelope que contém o chip e, caso encontre erro, fazer obrigatoriamente a correção com a Organização em local específico. A Organização se reserva o direito de não fazer esta correção após o participante ter terminado a PROVA e estar de posse dos resultados. Se porventura esta não correção interfira na premiação em qualquer que seja a colocação, o participante será considerado desclassificado. Nestes casos, a Organização se reserva o direito de não mais fazer a correção para colocá-lo na Classificação Geral.
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE MENOR NA PROVA
Eu, ________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _____________________________ e CPF nº ____________________________, residente e domiciliado(a) à ________________________________________________, na qualidade de pai/mãe ou responsável legal do(a) menor: Nome do(a) atleta: ________________________________________________ Data de nascimento: ____/____/________ RG/CPF: ________________________________________________ AUTORIZO o(a) referido(a) menor a participar da 1ª Corrida Canoinhas Contra a Pólio, que será realizada no dia 13 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Ouro Verde, em Canoinhas/SC, no percurso de 8 km. Declaro, ainda, para os devidos fins, que o(a) menor encontra-se em plenas condições de saúde e com aptidão física para participar da prova, estando ciente dos riscos inerentes à prática esportiva e isentando a Comissão Organizadora, Patrocinadores, Apoiadores e demais envolvidos de qualquer responsabilidade decorrente de sua participação no evento. Por ser verdade, firmo a presente autorização.
Canoinhas/SC, ____ de ____________________ de 2025. ________________________________________ Assinatura do responsável legal Nome completo: ____________________________________________ Telefone: _________________________________________________